27/03/2023

Aula Magna: Direitos Fundamentais, Inteligência Artificial e Disrupção Tecnológica

- Fonte: ESA Guarujá

A Escola Superior de Advocacia anuncia lectio magistralis: Direitos Fundamentais, Inteligência Artificial e Disrupção Tecnológica: análise de instrumentos de governança de natureza material e judiciários a ser realizada de modo hibrido, no dia 30 de março de 2023, às 19h.

ESA Guarujá

A Escola Superior de Advocacia - Núcleo Guarujá da OAB/SP, conjuntamente com os grupos de pesquisa CNPq Direitos Fundamentais, Ambiente, Sociedade e Tecnologia da Universidade Católica de Santos e Teorias Sociais do Direito da Universidade LaSalle - Canoas, com o apoio da Universidade Paulista - Campus Rangel - Santos, orgulhosamente anunciam lectio magistralis:

Direitos Fundamentais, Inteligência Artificial e Disrupção Tecnológica:

análise de instrumentos de governança de natureza material e judiciários

a ser realizada de modo hibrido, no dia

30 de março de 2023, às 19h.

O tópico central da aula será o uso da Inteligência Artificial no Direito Material e Processual, reflexões e consequências deste uso. O evento contará com exposições de

Marcos Jorge Catalan, Ph.D.

Doutor summa cum laude em Direito pela Faculdade do Largo do São Francisco, Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Professor no PPG em Direito e Sociedade da Unilasalle. Visiting Scholar no Istituto Universitario di Architettura di Venezia (2015-2016). Estágio pós-doutoral na Facultat de Dret da Universitat de Barcelona (2015-2016). Professor visitante no Mestrado em Direito de Danos da Facultad de Derecho da Universidade da República, Uruguai. Professor visitante no Mestrado em Direito dos Negócios da Universidade de Granada, Espanha. Professor visitante no Mestrado em Direito Privado da Universidade de Córdoba na Argentina. Editor da Revista Eletrônica Direito e Sociedade. Palestrante em eventos no Brasil e no exterior, valendo destacar passagens pela Argentina (Buenos Aires, Córdoba, Corrientes, Mar del Plata, Rosário, San Juan), Chile (Concepción, Santiago), Costa Rica (San Ramón), Cuba, (La Habanna), Estados Unidos (Indianapolis) Nicarágua (León), Peru (Lima, Trujillo) e Uruguai (Montevideo, Punta del Este) e fora do continente americano pela Austria (Vienna), Bélgica (Bruxelas), Espanha (Girona, Granada, Madrid, Oñati, Sevilla, Valencia), França (Toulouse), Holanda (Amsterdam), Itália (Roma, Veneza) e Portugal (Beja, Coimbra), além da participação em eventos nas principais cidades do Brasil - Aracaju, Brasília, Belém do Pará, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, João Pessoa, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador São Paulo etc. - e, nas Universidades mais tradicionais do Brasil, merecendo destaque: USP, FND/UFJR, UFPE, UFPA, UFPB, UFBA, UFPR, UFMG, UFRGS. Possui vários livros individuais, dezenas de textos em livros coletivos e quase uma centena de artigos científicos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior, além de outras centenas de produções bibliográficas e (ou) técnicas.

Thiago Felipe S. Avanci, Ph.D.

Ph.D. em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil – 2020), com bolsa integral e aprovação summa cum laude. Estágio de Pós Doutorado pelo Mediterranea International Centre for Human Rights Research, Università Mediterranea di Reggio Calabria (Itália – 2021), com bolsa integral. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Santos (Brasil – 2011), com bolsa integral CAPES e aprovação summa cum laude. Pós-Graduado em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de São Paulo (Brasil – 2019). Professor da graduação dos cursos de direito da Universidade Paulista (Brasil – 2014-…), da Universidade Católica de Santos (Brazil – 2022-…), da Universidade São Judas Tadeu (Brasil – 2017-…). Professor de pós-graduação de cursos de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brazil – 2022-…). Presidente da Escola Superior de Advocacia of OAB/SP Guarujá (Brazil – 2022 – …). Pesquisador do Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST) /Faculdade Politécnica / Universidade de São Paulo (Brasil – 2020-…). Advisory board member do IGOAI (Inglaterra – 2021-…) e da Global AI Ethics (França/Croácia – 2021-…). Editor científico da Journal of Liberty and International Affairs (Macedônia do Norte – 2021-…). Avaliador INEP/MEC (Brasil – 2018-…). Advogado e Legal Head desde 2008. Professor desde 2009. Gestor em Recursos Humanos e de Departamento Jurídico desde 2008. Servidor público municipal desde 2019. Autor de diversos livros de direito.

Link para apenas assistr a transmissão no YouTube: